Centro Cristão da Família

 

Poder e Glória

•  I Rs 19.1 – 9 a.

Esse texto é algo impressionante, pois Elias, o profeta de Deus, no cap. anterior é explendorosamente usado por Deus: Destrói todos os profetas de Baal; faz chover sobre a terra e ainda tomado pelo poder do Espírito, correu à frente do carro de Acabe, como se estivesse zombando dele, creio eu, por tudo o que lhe aconteceu.

Mas…ao receber um recado de Jezabel, tem medo…que paradoxo! Ele havia atuado com o Deus dos deuses e temeu a serva dos deuses! ELE FUGIU!.

Será que Deus queria isso? Ou Elias realmente ainda não conhecia o seu Deus?

•  I Rs 19.9b-18.

E Deus pergunta a ele, confrontando o seu medo: “Oque fazes aqui Elias?” E ele se sentia tão pequeno e indefeso.

Deus ensina a Elias que não era da forma que ele pensava. Mostra-lhe o seu poder e grandeza (O vento forte, o terremoto, o fogo), mas se apresenta num murmúrio de uma brisa.

Deus não é limitado, não tem uma forma pré-estabelecida. Ele confronta Elias novamente, manda ele levantar-se, parar de se lamentar, voltar por onde veio e ungir Reis e um profeta para sucedê-lo, cria uma estratégia para vencer os inimigos e ainda o lembra, que não existia apenas ele naquela situação, mas que haviam homens que não adoraram nem se dobrararm e nem beijaram Baal. Ele tinha AJUDA!

•  I Rs 19. 19 – 21.

Elias entende que há um novo nível e que agora não é tempo de descanso e sim de se levantar, matar seus inimigos, gerar filhos (sucessores) e deixar um legado.Atirou sua capa e Eliseu atendeu.

Eliseu entendeu o chamado e se despojou por completo, sua segurança física foi repartida como alimento entre o povo e sua força (instrumentos de trabalho) queimados, despediu-se de sua família em definitivo. Não havia para onde voltar, aquela escolha era irrevogável, e ele sabia disso. Deixou de ser senhor para ser servo.

Eliseu veio a ser bem maior em poder, autoridade e milagres que Elias, mas não foi por acaso, a sua grande marca é obediência, renúncia e submissão a Deus e ao profeta.
Pra. Cristiane Corrêa

Imprimir este Artigo

Categoria: Palavra Apóstolica

Publicado em 10 de agosto de 2009

Visualizado por 382 leitores

Envie seu Comentário

© 2019 - Centro Cristão da Família - Todos os direitos reservados

 

Desenvolvido por Evangelize com WP-2.7

Painel | Webmail