Centro Cristão da Família

 

Medo e Coragem

“Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”
Hebreus 13:6

O assunto do medo fica vindo à tona de tempos em tempos, acionado pelos mais diversos gatilhos. Pode ser a guerra, desastres naturais, acidentes aéreos, naufrágios, doenças, epidemias, crises locais ou mundiais, instabilidade política, violência urbana e tantas outras coisas. A semente do medo está no coração do homem e acaba sendo regada e germinada por estas coisas. O problema é que não é uma semente espiritual, mas uma semente natural que pertence à natureza terrena, não há sobrenatural divino nela.

Ter medo é normal e natural; ser confiante e nada temer é sobrenatural e espiritual. Certa vez uma pessoa que eu conhecia de longe cometeu suicídio por dívidas financeiras. Quando me contaram fiquei chocado, afinal o montante era o dinheiro de um carro novo, e nem dos mais equipados - o que para ele era o fim do mundo. Perguntaram-me o que eu achava e respondi exatamente isso “Coisa natural. Se fosse espiritual, não aconteceria”. Eu sempre penso que o pior que alguém pode me fazer para cobrar uma dívida é me matar. Então porque vou eu me matar? Ele que acerte com Deus…

Mas e se o medo aparece na hora de dormir, de comer, de sair para rua, de viver a vida que Deus nos deu? Evidentemente esta vida está debaixo de um enorme peso espiritual e realmente está preocupante, mas nada que justifique perder a confiança no cuidado de Deus. A palavra chave deste versículo é ‘confiadamente’ que sugere algo cuja confiança não pode ser abalada. Naturalmente, posso sentir medo e não confiar. Espiritualmente, posso confiar e não sentir medo. É uma decisão a ser tomada, ainda que não das mais fáceis de ser vivida e posta em prática.

Encerro dando o exemplo do meu filho quando tinha medo de algumas coisas e pegava na minha mão. Quando a mão escorregava, suava frio e corria para pegá-la. Só seremos realmente fortes e confiantes se estivermos juntos em unidade. Você sabe que nenhum reino dividido entre si poderá subsistir. Você deseja vencer??? Dê a mão ao seu irmão e não quebre a unidade do corpo. Confiança, segurança, cuidado do pai. Nada de medo. Sejamos assim com Deus, nosso Eterno Pai.

“Pai, obrigado porque não preciso temer este mundo e seus males, pois o Senhor cuida de mim. Ensina-me a ser confiante.”

Marcelo Monteiro Corrêa

Imprimir este Artigo

Categoria: Palavra Apóstolica

Publicado em 10 de agosto de 2009

Visualizado por 1.286 leitores

2 Comentários para “Medo e Coragem”

  1. jose carlos medeiros disse:

    gostaria de me libertar do medo que sinto de varias coisas coisas em minha vida pois nao estou conseguindo ver uma saida apesar de saber quejesus e o meu caminho

  2. tiago disse:

    que deus pode abençoar

Envie seu Comentário

© 2019 - Centro Cristão da Família - Todos os direitos reservados

 

Desenvolvido por Evangelize com WP-2.7

Painel | Webmail