Centro Cristão da Família

 

Águia e Galinha

” Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam “
Is 40:31

Introdução

aguiaNesta passagem Deus mostra onde 000-089 ele quer que seus filhos estejam, nos lugares altos, voando acima dos problemas, acima das circunstâncias a semelhança da águia que se estabelece acima dos demais seres. Deus nos colocou neste mundo para estarmos por cima e não por baixo, sendo cabeça e não cauda.

Crescemos e recebemos um legado cultural, educacional e familiar que nos levam a lugares altos ou a sermos limitados em nossas vidas. O meio ambiente onde crescemos tem uma influência fortíssima e por isto, muitos de nós não estamos voando alto como águia, não estamos por cima, não somos cabeça. Vamos analisar uma estória e perceberemos o que acontece com o ser humano.

1) A águia que (quase) virou galinha

Era uma vez uma águia que foi criada num galinheiro. Cresceu pensando que era galinha. Era uma galinha estranha (o que a fazia sofrer). Seus olhos tinham um olhar feroz, diferente do olhar amedrontado das galinhas E era muito grande, atlética. Achava que sofria de alguma 000-104 doença. E ela queria uma coisa só: ser uma galinha comum, como todas as outras. Fazia um esforço enorme para isso. Treinava ciscar com bamboleio próprio. Andava meio agachada, para não se destacar pela altura. Tomava lições de cacarejo.

Aconteceu que, um dia, um alpinista que se dirigia para o cume das montanhas passou por ali. O alpinista viu a águia no galinheiro. E se assustou. O que é que você, águia, está fazendo no meio do galinheiro? Ele perguntou. Não me goza. Águia é a vovozinha. Sou galinha de corpo e alma, embora não pareça. Galinha coisa nenhuma - replicou o alpinista. - Você tem bico de águia, olhar de águia, rabo de águia então é águia. Deveria estar voando. E apontou para minúsculos pontos negros no céu, muito longe, águias  voam, perto dos picos das montanhas, disse ele. Deus me livre, disse a galinha/águia. Tenho vertigem das alturas. Me dá tonteira. O máximo, para mim, é o segundo degrau do poleiro. Assim fim de papo. Oalpinista agarrou á águia e a enfiou dentro de um saco. E continuou a marcha para o alto das montanhas. Chegando lá, escolheu o abismo mais fundo, abriu o saco e sacudiu no vazio. Ela caiu. Aterrorizada, debateu-se furiosamente, procurando algo a que se agarrar. Mas não havia nada. Só lhe sobravam as asas. E foi então que algo novo aconteceu. Do fundo do seu corpo galináceo, uma águia, há muito tempo adormecida e esquecida, acordou, se apossou das asas e, de repente, ela voou.

Rubens Alves, Estórias de Bichos. Edições Loyola, São Paulo

2) De águia para galinha (atuação do inimigo). De galinha para águia (atuação de Deus).

Na estória anterior existe o quase, mas o ser humano de fato virou galinha através da limitação imposta pelo inimigo advinda do pecado. Dá pra se dizer que Deus criou o homem águia, através do engano e do pecado o inimigo o transformou em galinha, agora Jesus morreu na cruz para nos colocar de novo em nosso lugar de águia (Cl 1:13). Todavia, esta posição de águia precisa ser assumida, eu preciso crer que sou águia e baccaratia, blackjackia ja rulettia web-kameran valityksella. desenvolver as habilidades características. Deus fez o ser humano com capacidade para voar como águia, todavia o inimigo tem atuado desde antes do nascimento a fim de convencer o ser humano de que ele é limitado e que não pode voar alto. Não pode sonhar. E assim mantém o ser humano escravo no galinheiro, subjugado aos seus caprichos, quando poderia estar livre voando pelo poder de Deus através da confiança no Senhor.

3) Como o inimigo transforma uma águia em galinha?

Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. (II Co 4:4)

O inimigo atua cegando o entendimento, ofuscando a visão do ser humano para que ele não descubra através do evangelho, o poder que Deus tem liberado para ele. Sendo assim ele exerce influência sobre todas as pessoas que não conhecem a Jesus. Isto quer dizer que a nossa formação teve influência dos espíritos malignos. Eles nos comunicavam informações através de pessoas e circunstâncias ao nosso redor. As informações traziam como teor a desvalorização, rejeição, incapacidade, senso de inutilidade, desamor, entre outros. Com estas informações o inimigo quer nos formatar diminutamente para que passemos nossa vida em branco sem fazer grandes realizações, ele quer nos incutir uma mentalidade de galinha para que não voemos alto.

4) José, alvo do inimigo por longos anos com o fim de se tornar galinha.

Satanás tentou fazer isto com José: José teve sonhos de Deus e descobriu que o projeto de Deus para ele não era apenas seguir a tradição familiar e os passos dos irmãos domesticados num galinheiro imaginário. Descobriu que Deus queria vê-lo voar alto como águia. Porém ao contar os projetos que tinha em Deus foi repreendido por seus pais, foi desencorajado a continuar com os projetos, foi fortemente influenciado a aceitar as condições do galinheiro e não sonhar com o espaço livre.

Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? (Gn 37:10a)

Mas José confiou em Deus e após muitas tentativas do inimigo de impedir que ele voasse alto, ele chegou lá.

Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. (Gn 41:42)

Não se deixe convencer que você é tão limitado, que você não pode vencer as adversidades, que você não pode voar alto. O dia que você acreditar nisto é o dia em que aceitou viver na limitação, como num galinheiro, quando Deus te deu todo o espaço para voar e construir sua história. Voe alto! Lute contra a tendência de acomodação! (Is 40:28-31)

Pr. Marcelo Monteiro

Imprimir este Artigo

Categoria: Palavra Apóstolica

Publicado em 10 de agosto de 2009

Visualizado por 12.254 leitores

5 Comentários para “Águia e Galinha”

  1. carme disse:

    adoro mensagem de motivação,evangelicas obrigado

  2. Luciene Gomes disse:

    PRECISO MUITO SER TRANSFORMADA EM ÁGUIA. POIS NÃO AGUENTO MAIS ANDAR PARA TRAS.

  3. Armando Alves Estorne Neto disse:

    O Interessante é que muitas pessoas estão vivendo como uma galinha e por tal motivo vive andado pra trás em todos os sentidos seja ela financeira,emocionalmente,familiar e intelectual.
    Pois deram lugar ao inimigo e não á Deus que é o caminho á verdade e á vida.

  4. mauro disse:

    quero receber mais mensagens de motivacao,evangelicas sobre as aguias

  5. Deusdete Alves da Silva disse:

    Parabéns, foi muito boa a aplicação sobre esta história baseado no texto do profeta Isaias. Gostei muito e vou usar em minha igreja. Que Deus os abençõe.

Envie seu Comentário

© 2017 - Centro Cristão da Família - Todos os direitos reservados

 

Desenvolvido por Evangelize com WP-2.7

Painel | Webmail