Centro Cristão da Família

 

A Dança na Adoração e Suas Evidências

danca“Então a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo sua tristeza.”
Jeremias 31:13

Há muito o que se falar sobre a dança, o movimento do corpo e da alma, e a adoração. O profeta Jeremias, cujo texto citamos acima, foi um homem chamado por Deus provavelmente na sua juventude (talvez até adolescência). Sofreu muito por Judá, pelo seu povo que insistia em afastar-se de Deus e “comer” qualquer palavra que trouxesse alívio “imediato” diante da turbulência que vivia o povo de Israel, política e espiritualmente! Jeremias foi um homem chamado por Deus para levantar-se contra a idolatria que reinava em Israel .

Ele fala em Baal , Moloque e a rainha dos céus. Ele fala de ídolos dentro do templo ( cap. 32:34 ), e nas vizinhanças de Jerusalém crianças eram sacrificadas a Moloque e Baal ( 7:31; 19:5; 3235 ). O capítulo 31 de Jeremias nos traz uma palavra de liberação de Deus para o povo em meio a tanta confusão e ausência de identidade: “naquele tempo ,serei o Deus de todas as tribos de Israel e elas serão meu povov.1″ - Uma nova identidade é anunciada ao povo que Ele criou para si .

Cristãos verdadeiros tem uma identidade… não “compram” uma identidade do mundo e a imitam! Quando ministram ( dançam ) trazem no seu corpo e alma as marcas da identidade da cruz e do poder da ressurreição !

“…eu irei e darei descanso a Israel” v.2 - O descanso de Deus ao povo que verdadeiramente O segue e O serve. Como adorá-lo se nosso coração não consegue experimentar seu descanso, sua certeza?

“…com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí” v.3 - Não existe ministração a Deus sem verdadeiro amor por Ele! Como dançar diante de alguém que não conheço? Alguém de quem só ouvi falar? Alguém que chamo Pai, mas não tenho a experiência da paternidade espiritual em Cristo Jesus?

“…ainda te edificarei e serás edificada ó virgem de Israel ! Ainda serás adornada com teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.” v.4 - Quando somos edificados pela Palavra de Deus somos adornados com sua presença, unção, musica, movimento, festa, arte, dança! Passamos a fazer parte do “coro dos que dançam”! Sabemos porque e onde estamos e para quem dançamos…

E porque dançamos!!!!???

“…plantarão os plantadores e gozarão dos frutos” v.5 - Quem tem uma experiência verdadeira com Deus frutifica! Se você tem Deus no seu coração, você tem sementes para lançar e frutos para colher! Se você tem talento e dons dedicados a Deus eles online casinos devem “atrair” outros a Ele em primeiro lugar. Além disso, seu talento reflete a glória de Deus através de sua expressão artística santa, separada para Ele! Sua manifestação de corpo, alma e espírito em Cristo traduz a simetria, direção e fluir da trindade, Pai, Filho e Espírito Santo! Nossas emoções, sentimentos, gestos e mente ( I Cor. 2 ) estão cativas a Cristo Jesus como um tema único para nossa inspiração artística !

Paula Ossona em seu livro A educação pela dança cita a influencia da música no homem em seus primórdios : “Para o homem primitivo não existe a divisão entre religião e vida, a vida é religião, sua dança é vida, é uma ação derivada de sua crença”. Nos primórdios da vida humana, a dança era uma transferência desordenada de sentimentos. Os mais variados com grande carga emocional, sem uma estrutura corporal clara associada a uma atração rítmica.

Com o tempo ela se torna ritual, cerimônia, celebração, chegando a ponto de tornar-se uma diversão. No início, a função da dança não era artística, em forma de espetáculo, como vemos hoje secularmente. No princípio deste processo o homem usa a dança como invocação ou mesmo como uma forma de mostrar sua crença, ou de dominar os fenômenos naturais e amolda-los a sua vontade! Dizemos isso sobre o homem natural, sem Deus, mas, ansioso por descobri-lo! Um homem em desespero por agradar ao Ser Supremo sem conhecê-lo! Agora, como vamos analisar os cristãos quanto a essa atitude então?

Muitos dançam parecendo não conhecê-lo! Muitos dançam tentando achá-lo?! Muitos dançam como se Ele não estivesse presente naquela cerimônia (Culto? Celebração? Adoração? Ministração? A quem ?). Muitos dançam como se seu corpo, ou movimento, fossem o principal alvo da atenção, valor, atração, sedução. Não para os cristãos! Quem está em Cristo é nova criatura, tem a mente de Cristo, vive a realidade do sobrenatural revelado na cruz, na ressurreição. A maior forma de expressão corporal que mudou o mundo e rompeu paradigmas falsos, pecados, e culpas, foi a crucificação! O homem-Deus manifestando no Seu corpo glória e destruição, morte e ressurreição, sofrimento e esperança! O véu rasgado por nós, como fala no livro de Hebreus, o acesso à intimidade do Pai!

“eu os trarei do Norte e os congregarei das extremidades da terra; e entre eles também os cegos e os aleijados, as mulheres grávidas e as de parto (…) Aquele que espalhou Israel o congregará e guardará, como pastor, ao seu rebanho”

Deus tem um propósito para todos: não só os ricos e famosos. A todos Ele ajuntará e guardará - não só os que viajam em grandes turnês, que tem grandes companhias de dança, mas sim aos que o adoram em casa, no santuário, nas praças, em todo lugar!

“hão de vir e exultar na altura de Sião, radiantes de alegria por causa dos bens do Senhor, do cereal, do vinho, do azeite, dos cordeiros e dos bezerros; a sua alma será como um jardim regado e nunca mais desfalecerão”

v.12 - Deus dá o pão (cereal), o vinho (seu sangue) - a comunhão da sua mesa, o seu Espírito (azeite), o Cordeiro ( Jesus ) e os bezerros ( Sua força e esperança ). Aqueles que dançam diante dEle serão como jardim regado - nunca faltará a água da vida neles!

“…então a virgem na dança alegrará …” - Havendo esta obra na vida dos que são dEle, há promessa que os que dançam se alegrarão, envolverão jovens e velhos ( não há idade para dançar para Deus)! Serão consolados, receberão óleo da alegria ao invés de espírito angustiado ( Is.61 ), trarão mudança em seus passos e movimentos de corpo, alma e espírito a Deus!

Imprimir este Artigo

Categoria: Estudos

Publicado em 10 de agosto de 2009

Visualizado por 3.853 leitores

2 Comentários para “A Dança na Adoração e Suas Evidências”

  1. Stefanie disse:

    Muito obrigado, Palavra abençoada…
    Deus abençoe a todos!

  2. Juliane disse:

    oi pessoal mto boa a postagem!
    Realmente esta de acordo com a palavra de DEus
    Foi um alimento p alma
    Q Deus continue abençoando vcs!
    abraços

Envie seu Comentário

© 2014 - Centro Cristão da Família - Todos os direitos reservados

 

Desenvolvido por Evangelize com WP-2.7

Painel | Webmail